ASSOCIAÇÃO SOMAR BRASIL

Minha foto
Juiz de Fora, Minas Gerais, Brazil
A Somar Brasil foi criada em 2010, em Juiz de Fora/MG, quando um grupo de pessoas com deficiência percebeu que, para mudar os discursos da sociedade sobre as dificuldades de inclusão, era preciso derrubar barreiras. Depois de identificadas essas barreiras, colocadas pelas pessoas com deficiência, familiares, empresários, médicos, professores e outros profissionais, o grupo decidiu derrubá-las, uma a uma, num trabalho de campo, em que cada um expõe o que pensa, fala dos problemas e temores e, juntos, buscam soluções. Descobrimos que a palavra “preconceito” perde lugar para “desconhecimento” e por isso é preciso mostrar como conviver em diversidade.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Lançamento de cartilha marca Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência


Com o objetivo de difundir informações sobre acessibilidade e marcar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a subseção lançou, no dia 21 de setembro, a cartilha “Direitos da Pessoa com Deficiência”.
Desenvolvida pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da OAB/JF, a cartilha contém uma compilação das leis das esferas federal, estadual e municipal a respeito dos direitos das pessoas com deficiência.
“A publicação traz algumas dicas de como lidar com as diferenças, o vocabulário correto a ser empregado, além de endereços úteis na defesa dos direitos. Ela será útil para os advogados, para as pessoas com deficiência e instituições, usando uma linguagem bem acessível”, conta Silvana Nazareth, Conselheira Subseccional e membro da CDHC.
Segundo o Presidente da OAB/JF, Dr. Wagner Parrot, a cartilha é um instrumento de defesa da cidadania e representa todo o trabalho que a subseção vem realizando em defesa dos direitos dos deficientes, como palestras e eventos que levam informação à sociedade. Para ele, a informação é uma verdadeira arma contra a discriminação.

PALESTRA
Durante o lançamento, os presentes foram contemplados com a palestra “Como lidar com a diversidade” da jornalista e presidente da Associação Somar Brasil, Thais Altomar.
Os diferentes tipos de deficiência, como auxiliar uma pessoa com deficiência física, as formas de comunicação com os surdos e surdocegos e o alfabeto em Braille foram alguns temas abordados de forma descontraída pela jornalista.
Estiveram presentes no evento a Diretoria da OAB/JF, a Diretora Secretária-Geral Adjunta da OAB/MG, Dr. Helena Delamônica, o Conselheiro Federal, Dr. Paulo Roberto de Gouvêa Medina, representantes da Magistratura e de associações de apoio a pessoa com deficiência.

VERSÃO EM BRAILLE
Para atender às pessoas cegas a cartilha possui uma versão em Braille. Esta versão também possibilita a leitura das pessoas com visão subnormal, já que nela a impressão dos textos foi feita com letras maiores.
A publicação será distribuída em escolas, faculdades, órgãos públicos e associações.

2 comentários:

  1. Muito bom o lançamento da Cartilha.....Nem todas as pessoas tem conhecimento dos direitos das pessoas com deficiência.....Moro em Araraquara e temos uma cartilha editada em 2006 ; uia de orientação sobre direitos das pessoas com deficiência....Muitas resoluções vieram complementar as leis federais e, neste contexto, os estados e municípios também tiveram que se adequar...Estamos revisando nossa cartilha para este ano....Gostaria de receber a cartilha de voces, é possível?

    ResponderExcluir
  2. Lia, vamos encaminhar a cartilha.
    Obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir