ASSOCIAÇÃO SOMAR BRASIL

Minha foto
Juiz de Fora, Minas Gerais, Brazil
A Somar Brasil foi criada em 2010, em Juiz de Fora/MG, quando um grupo de pessoas com deficiência percebeu que, para mudar os discursos da sociedade sobre as dificuldades de inclusão, era preciso derrubar barreiras. Depois de identificadas essas barreiras, colocadas pelas pessoas com deficiência, familiares, empresários, médicos, professores e outros profissionais, o grupo decidiu derrubá-las, uma a uma, num trabalho de campo, em que cada um expõe o que pensa, fala dos problemas e temores e, juntos, buscam soluções. Descobrimos que a palavra “preconceito” perde lugar para “desconhecimento” e por isso é preciso mostrar como conviver em diversidade.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Projeto Proext - UFJF


A Somar Brasil participou do Projeto Proext: Promoção de Saúde e Qualidade de Vida à Pessoa com Deficiência da Universidade Federal de Juiz de Fora. O Curso Comunicação e Relacionamento com Pessoas Surdocegas e com Múltiplas Deficiências teve como objetivos capacitar acadêmicos de Enfermagem da UFJF com orientações técnicas e desenvolver oficinas para simulação da cegueira e da surdez.
Foram debatidos temas como: a visão e a audição no processo de comunicação, atividade de vida diária (AVD) e sexualidade. A jornalista e presidente da Somar Brasil, Thais Altomar, proferiu palestra sobre Como Lidar com Pessoas com Deficiência, no dia 29 de outubro, no Centro de Ciências da Saúde. Os alunos agora vão apresentar um relatório da atividade de interação com pessoas surdocegas e com múltiplas deficiências no Projeto RECREAR.

2 comentários:

  1. A palestra da Thaís, foi extremamente importante no nosso curso. Ilustrou tudo o que havíamos discutido e estudado.
    Sua maneira versátil e descontraída de nos auxiliar em como melhor relacionar com as pessoas com deficiência mostrou que podemos fazer muito por eles e além disso ainda há muito o que se discutir.
    Obrigada pela palestra e pela atenção Thais!
    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  2. Thais, agradeço de coração vc ter aceito o convite e ter de forma descontraida e motivadora orientado nossas práticas de enfermagem junto as pessoas deficientes e facilitado nossa relação interpessoal com elas, as quais nem sempre temos tanto contato em nosso meio social. VALEU!!! Foi um sucesso... ao finalizarmos o curso só falavamos de vc e do trabalho de qualidade da Somar Brasil.
    Abraços para toda equipe da Somar!

    ResponderExcluir