ASSOCIAÇÃO SOMAR BRASIL

Minha foto
Juiz de Fora, Minas Gerais, Brazil
A Somar Brasil foi criada em 2010, em Juiz de Fora/MG, quando um grupo de pessoas com deficiência percebeu que, para mudar os discursos da sociedade sobre as dificuldades de inclusão, era preciso derrubar barreiras. Depois de identificadas essas barreiras, colocadas pelas pessoas com deficiência, familiares, empresários, médicos, professores e outros profissionais, o grupo decidiu derrubá-las, uma a uma, num trabalho de campo, em que cada um expõe o que pensa, fala dos problemas e temores e, juntos, buscam soluções. Descobrimos que a palavra “preconceito” perde lugar para “desconhecimento” e por isso é preciso mostrar como conviver em diversidade.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Parceria da SOMAR BRASIL na Campanha Trânsito Legal: desrespeito à faixa de pedestres em Juiz de Fora

Por MGTV Panorama
Publicado em 20/07/2011 às 11:03
de Juiz de Fora

Responsabilidade pelas infrações é de motoristas e pedestres

Nesta quarta-feira (20) a TV Panorama realiza mais uma edição do projeto “Trânsito Legal” e o assunto da vez é o comportamento no trânsito. O desconhecimento da lei causa acidentes e faz vítimas nas cidades.

A faixa de pedestres é uma sinalização que poderia ajudar se todos respeitassem. Mas é comum ver flagrantes de desrespeito. Em Juiz de Fora, atravessar a Avenida Rio Branco, via mais movimentada da cidade, não é fácil. É preciso ficar atento: muitos olham para todos os lados, conferem se o sinal está verde e mesmo quando o semáforo fecha para os carros, observam a situação pela última vez.

Porém, algumas pessoas não tomam o mesmo cuidado e atravessam a avenida correndo. E mesmo com a chamada sinalização elevada, uma espécie de quebra-molas com uma chamativa cor vermelha, os motoristas abusam. Muitos sequer diminuem a velocidade e culpam o posicionamento errado das faixas.

Segundo a Prefeitura, de janeiro a junho deste ano, 158 motoristas foram multados por estacionar sobre a faixa de pedestres. Além disso, 206 autuações foram emitidas a veículos que estavam parados sobre a faixa em locais sem a presença de semáforos e outros 369 motoristas foram multados por pararem o veículo sobre a faixa em cruzamentos com sinalização eletrônica.

De acordo com o artigo 70 do Código de Trânsito Brasileiro, os pedestres que estiverem atravessando a via sobre a faixa terão prioridade de passagem. Nos locais com sinalização eletrônica, os semáforos, a preferência será das pessoas que não tenham concluído a travessia, mesmo em caso do sinal mostrar a luz verde liberando a passagem de veículos.

Mesmo com as regras, não é o que acontece no cruzamento das avenidas Rio Branco e Independência: quando o sinal fecha de um lado, abre de outro. Com a confusão, quem precisa de ajuda para concluir a travessia, como os idosos, fica prejudicado.

Para melhorar o caminho e a segurança dos pedestres, a Prefeitura investe em faixas refletivas. Na Avenida Francisco Bernardino, por exemplo, já estão sendo testadas novas faixas refletivas que podem ser vistas de longe pelos motoristas. Dispositivos que também são antiderrapantes.

Divinópolis

Em Divinópolis também não é diferente. Pedestres e motoristas disputam lugar nas vias. Como no cruzamento das ruas Goiás e Fernão Dias. Todas as esquinas têm faixas de pedestres e semáforos, mas nem todo mundo respeita a sinalização.

Cenas de desrespeito às leis de trânsito são mais comuns do que se imagina. Em pouco tempo de observação é fácil flagrar pedestres e motoristas que simplesmente ignoram algumas regras.

Em um dos flagrantes, na faixa destinada para pedestres, os ocupantes são na maioria do tempo os veículos.

Mas quem está do outro lado, também dá o mau exemplo. Tem muito pedestre, por exemplo, que se arrisca atravessando fora da faixa.

E o item de segurança pode se transformar em um problema. Na Avenida Getúlio Vargas, por exemplo, desde que o local passou por obras, há dois meses, as faixas estão apagadas.

E está na lei: deixar de dar preferência aos pedestres é considerada uma infração gravíssima. O condutor acumula sete pontos na carteira e paga uma multa de aproximadamente R$190.

Só no ano passado em Divinópolis foram aplicadas 156 multas a motoristas que descumpriram estas regras, sendo 43 só de janeiro a maio. Números que caíram 33% em relação à este ano, em que o registro foi de 29 infrações.

E uma situação comum, mas que gera dúvidas para muita gente é a seguinte: sinal aberto para veículos, junto com uma faixa de pedestre. De quem é a preferência para passar? Segundo o agente de trânsito Weberth Madureira, a orientação é sempre respeitar o sinal.

http://megaminas.globo.com/2011/07/20/transito-legal-desrespeito-a-faixa-de-pedestres-em-juiz-de-fora

Um comentário:

  1. A Somar Brasil participou da campanha com uma entrevista "ao vivo" sobre o tema. A presidente, Thais Altomar, falou sobre o tempo de travessia para pessoas com baixa mobilidade. "É preciso respeito, pois o trânsito é de todos", finalizou.

    ResponderExcluir