ASSOCIAÇÃO SOMAR BRASIL

Minha foto
Juiz de Fora, Minas Gerais, Brazil
A Somar Brasil foi criada em 2010, em Juiz de Fora/MG, quando um grupo de pessoas com deficiência percebeu que, para mudar os discursos da sociedade sobre as dificuldades de inclusão, era preciso derrubar barreiras. Depois de identificadas essas barreiras, colocadas pelas pessoas com deficiência, familiares, empresários, médicos, professores e outros profissionais, o grupo decidiu derrubá-las, uma a uma, num trabalho de campo, em que cada um expõe o que pensa, fala dos problemas e temores e, juntos, buscam soluções. Descobrimos que a palavra “preconceito” perde lugar para “desconhecimento” e por isso é preciso mostrar como conviver em diversidade.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

TV Panorama lança campanha Trânsito Legal


Projeto é uma parceria com a PM, Delegacia de Trânsito, OAB, Astransp, Settra e ONG Somar Brasilhttp://megaminas.globo.com/2011/07/01/tv-panorama-lanca-campanha-transito-lega

lA partir desta sexta-feira (1º) a TV Panorama começa uma campanha para incentivar o bom comportamento de quem convive diariamente com os excessos cometidos por motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. É o projeto Trânsito Legal. Até dezembro a TV Panorama vai abordar dez temas que serão debatidos no MGTV.

Um trânsito legal se faz com educação. E para evitar o desrespeito às leis e boas maneiras, a gentileza, o uso da faixa correta, o comportamento dos pedestres, o sinal de trânsito, as crianças no trânsito, as ultrapassagens e os flagrantes serão debatidos.

A ideia é promover a educação através de ações que incentivem o bom comportamento e o convívio entre os cidadãos.

A campanha Trânsito Legal é uma parceria entre a TV Panorama, Polícia Militar, Delegacia de Trânsito, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Profissional das Empresas de Transporte de Passageiros de Juiz de Fora (Astransp), Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) e a Organização Não Governamental (ONG) Somar.

GENTILEZA
Para começar, um hábito básico que fazer parte do dia a dia de qualquer cidadão. No dicionário gentileza quer dizer ação nobre, distinta, amável. Um ato que deveria fazer parte da vida de todos. Deveria, mas na correria da rotina muita gente esquece de ser assim. Principalmente no trânsito.

Imagina como seria a correria do trânsito se todo mundo fizesse o que der vontade. Aliás, nem precisa imaginar. Nas ruas é possível flagrar alguns exemplos.

Em uma das principais avenidas do Centro de Juiz de Fora, uma pedestre espera e atravessa correndo, pois os motoristas não esperam. Já ciclista anda apertado no meio da fila de carros. Outro pedestre, dessa vez carregando botijões de gás, apressa o passo e quase é atingido por um veículo durante a travessia. Em outro flagrante, o motorista para o carro no meio da faixa.

Com uma frota de quase 200 mil veículos, organizar o fluxo não depende só do código e das leis de trânsito. Nessa confusão toda, uma atitude vale a pena: a gentileza.

No início da noite, em um dos principais cruzamentos de pedestres da cidade, muita gente com pressa para chegar em casa. Tem saída da escola, do trabalho. E é também nessa hora que aparecem os exemplos de gentileza, e infelizmente, da falta dela.

O Pelotão de Trânsito da Polícia Militar (PM) fica de olho. São 30 profissionais específicos para atuar em ações preventivas e repressivas.

E a cada sinal de mudança, as pessoas ficam mais conscientes de que gentileza no trânsito depende de educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário