http://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?modo=link2&idnoticia2=31041
JUIZ DE FORA - 19/9/2011 - 13:06
Semana Nacional de Trânsito 2011 é aberta oficialmente nesta segunda-feira
O prefeito de Juiz de Fora, Custódio Mattos, participou da cerimônia oficial de abertura da Semana Nacional de Trânsito 2011, realizada na manhã desta segunda-feira, 19, na 4ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp). O evento foi marcado pela entrega de homenagens a instituições e pessoas que se destacaram na promoção de ações de segurança no trânsito neste ano. A programação da abertura também contou com o lançamento de projetos voltados para a temática, como o “Monitores de Travessia”, da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) e o “Respeite essa Vaga”, da ONG Somar Brasil.
Na ocasião, o prefeito lembrou da importância de se solidificar o tripé formado por gestão, repressão e educação com o objetivo de reduzir os índices de acidentes no trânsito. “A Prefeitura vem trabalhando no fortalecimento da Secretaria de Transporte e Trânsito e investindo em infraestrutura nos principais corredores da cidade, com um foco especial para o transporte coletivo urbano. Isso se alia ao reforço na fiscalização, com a contratação recente de dez agentes de trânsito. É necessário, ainda, atuarmos junto com a comunidade, a fim de que ela se conscientize sobre os perigos do uso inadequado dos veículos”, afirmou o prefeito, um dos homenageados com o Prêmio Trânsito Seguro, da Polícia Militar.
“Os acidentes de trânsito hoje são caracterizados como um problema de saúde pública, atingindo de forma majoritária as pessoas enquadradas na faixa etária de 15 a 44 anos de idade, significativa parcela produtiva da sociedade. O que esperamos é que os eventos promovidos durante a Semana Nacional de Trânsito estimulem a sociedade civil organizada e órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito a trabalharem de forma objetiva e eficaz, atendendo as diversas demandas no sentido de promover a redução de acidentes”, complementou o secretário de Transporte e Trânsito, Márcio Gomes Bastos.
O tenente coronel Mário César da Silva afirmou que “a grande máxima do trânsito deve ser a educação, pois, muitas vezes, os acidentes que observamos nas ruas são previsíveis e evitáveis”.
Também participaram da cerimônia de abertura da Semana Nacional de Trânsito a presidente da Comissão Municipal de Segurança e Educação para o Trânsito, Cláudia Ferreira; a delegada Adjunta de Trânsito, Cristiane Maciel; o delegado Regional da Polícia Rodoviária Federal de Juiz de Fora, Wallace Wichansky, entre outras autoridades.
Homenageados no Prêmio Trânsito Seguro
Prefeito Custódio Mattos
Major Luiz André Braide Ribeiro – Cia de Trânsito
Cristiane Maciel – delegada de Trânsito
Thaís Altomar – ONG Somar Brasil
Ana Beatriz Chaves – Settra
Cláudia Ferreira – Comset
Marcelo Viciolli – TV Panorama
César Romero – Tribuna de Minas
Paulo Roberto Sales Rocha – Votorantin Metais
Carlos Teodoro da Rocha - Honda
Programação
Nesta segunda-feira também será promovida, às 16h30, uma mesa de debates com o tema “Gestão Nacional da Segurança no Trânsito e Segurança dos Veículos”. O evento é aberto ao público e acontece na Escola de Governo (Rua Maria Perpétua, 72, 3° andar, Ladeira). Pela manhã, além da cerimônia oficial, foi realizado um trabalho de panfletagem voltado para o idoso no trânsito e uma blitz educativa no km 257, promovida pela Polícia Rodoviária Federal.
Até o próximo domingo, 25, outras blitzen educativas, panfletagens, motoceatas e debates estão na programação (Veja o anexo). Destaca-se, entre as atividades, o evento “Na Cidade Sem Meu Carro”, que tem como objetivo principal instigar a reflexão sobre o modelo de mobilidade vigente em nosso país, onde o modo individual de locomoção, o automóvel, ganha cada vez mais espaço em detrimento do transporte público coletivo e do não motorizado.
A programação da Semana Nacional de Trânsito tem como objetivo reunir esforços para conter e reverter a tendência crescente de fatalidades e ferimentos graves em acidentes no trânsito. O tema, neste ano, é a “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito - 2011/2020: Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas”, definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O slogan tem como base a resolução da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), de 2010, que proclamou o período de 2011 a 2020 como a Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito. Para destrinchar este abrangente tema, alguns pilares foram definidos para serem trabalhados com o público em mesas de debates que serão realizadas, às 16h30, na Escola de Governo(Rua Maria Perpétua, 72, 3° andar).
Monitores de Travesssia
Durante a Semana em que as atenções estarão voltadas para as questões de segurança no trânsito, a Settra lança o Projeto Monitores de Travessia, que tem como objetivo geral facilitar a travessia segura de escolares na entrada e saída dos turnos nas instituições de ensino públicas e particulares de Juiz de Fora. A iniciativa se faz necessária porque, com o crescimento das cidades e o consequente aumento do número de veículos circulantes, constata-se o aumento da disputa pelo espaço e da falta de cidadania de motoristas. Os pedestres, por sua vez, muitas vezes se arriscam em travessias perigosas e ações imprudentes.
A participação da comunidade nas questões de segurança e educação para o trânsito é de fundamental importância. O Projeto Monitores de Travessias proporciona esta participação efetiva no momento em que cidadãos e cidadãs se voluntariam, recebem instrução para orientação de travessia de pedestres pela Settra, o local é sinalizado e a comunidade no entorno toma conhecimento do projeto para contribuir com seu êxito.
O primeiro passo é a apresentação do projeto ao diretor da escola, explicando todos os detalhes pertinentes para que a escola faça a adesão ciente e voluntária. Em seguida, um ou mais membros da comunidade escolar são indicados pelo diretor para assumirem a função. Essa escolha deve ser feita pelo diretor, que avaliará o perfil da pessoa, atentando para os bons costumes, relacionamento com o público e concentração em trabalho. Neste ano, sete escolas vão fazer parte do Projeto, que, em 2012, abrirá espaço para novas participações.
Para formalização do projeto é necessário o preenchimento de uma documentação que consta de: Ficha de Inscrição e Credenciamento para Monitor de Travessia e Termo de Responsabilidade Sobre Material de Sinalização. Num segundo momento, acontece o treinamento do monitor escolhido. Ele terá seis horas de aulas teóricas de Legislação de Trânsito, gestos e sinais sonoros (apito), noções de Psicologia do Trânsito, Postura e Conscientização sobre a preservação da vida e sobre a responsabilidade do trabalho do Monitor de Travessia. Esta capacitação vai ser oferecida nos dias 20 e 21 de setembro, das 9h às 11h, na Escola de Governo.
A parte de gestos e apito acontecerá no dia 22 de setembro, a partir das 14h, nas dependências da Transitolândia da PMMG. Serão quatro horas aula ministradas pelos profissionais de Educação para o Trânsito e Fiscalização da Settra.
No terceiro e último momento de treinamento passa-se à parte prática, na rua, em frente à escola, no melhor local de travessia, determinado pelos técnicos de engenharia de trânsito da Settra e devidamente sinalizado para a realização do projeto. Durante duas semanas, o monitor é acompanhado por um Agente de Trânsito que lhe dará instruções sobre como fazer de forma segura, para si e para os outros, a travessia das pessoas. Esta parte da capacitação acontece entre os dias 26 e 30 de setembro e 03 e 07 de outubro com os monitores da E.M. Antônio Carlos Fagundes e do Colégio Equipe; entre 10 e 14 e 17 e 21 de outubro com os participantes da E.E. Batista de Oliveira, E.E. Almirante Barroso; e entre 24 a 28 de outubro e de 31 de outubro a 04 de novembro com os envolvidos da E.M. João Panisset, Colégio Degraus e Colégio Machado Sobrinho.
Paralelamente às ações acima descritas, no interior da escola, é motivada a conscientização de pais, alunos, professores e funcionários sobre a importância da educação para o trânsito e a necessidade de reconhecimento do projeto através do bom exemplo no respeito aos monitores. Não menos importante é a panfletagem, com material explicativo, realizada junto aos pedestres e veículos que circulam no entorno da escola, para que desta forma vá se consolidando a cultura de paz no trânsito ao mesmo tempo em que se estabelece a corresponsabilidade cidadã, tão necessária para um trânsito seguro.
"Diante do cenário de um trânsito intenso, buscamos alternativas para uma maior segurança de pedestres, principalmente para nossas crianças. O Projeto Monitores de Travessia é uma prática realizada em várias cidades do Brasil e traz, além da orientação para uma travessia segura e a difusão de conceitos de educação no trânsito, o senso de cidadania através da participação de cidadãos e cidadãs que se voluntariam para o exercício da função de monitor. Nossa expectativa é que todas as escolas, assim como outros locais que geram tráfego de pedestres - como igrejas, fábricas, entre outros -, façam sua adesão, demonstrando corresponsabilidade para com a segurança no trânsito", afirma a assessora da Supervisão de Educação para o Trânsito da Settra, Ana Beatriz Chaves.
ASSOCIAÇÃO SOMAR BRASIL
- Assessoria Somar Brasil
- Juiz de Fora, Minas Gerais, Brazil
- A Somar Brasil foi criada em 2010, em Juiz de Fora/MG, quando um grupo de pessoas com deficiência percebeu que, para mudar os discursos da sociedade sobre as dificuldades de inclusão, era preciso derrubar barreiras. Depois de identificadas essas barreiras, colocadas pelas pessoas com deficiência, familiares, empresários, médicos, professores e outros profissionais, o grupo decidiu derrubá-las, uma a uma, num trabalho de campo, em que cada um expõe o que pensa, fala dos problemas e temores e, juntos, buscam soluções. Descobrimos que a palavra “preconceito” perde lugar para “desconhecimento” e por isso é preciso mostrar como conviver em diversidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário