ASSOCIAÇÃO SOMAR BRASIL

Minha foto
Juiz de Fora, Minas Gerais, Brazil
A Somar Brasil foi criada em 2010, em Juiz de Fora/MG, quando um grupo de pessoas com deficiência percebeu que, para mudar os discursos da sociedade sobre as dificuldades de inclusão, era preciso derrubar barreiras. Depois de identificadas essas barreiras, colocadas pelas pessoas com deficiência, familiares, empresários, médicos, professores e outros profissionais, o grupo decidiu derrubá-las, uma a uma, num trabalho de campo, em que cada um expõe o que pensa, fala dos problemas e temores e, juntos, buscam soluções. Descobrimos que a palavra “preconceito” perde lugar para “desconhecimento” e por isso é preciso mostrar como conviver em diversidade.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Membro da Comset, SOMAR BRASIL participa do VII Fórum Mineiro da COMSET


O 7º Fórum Mineiro da Comset reuniu autoridades ligadas ao trânsito, funcionários de empresas de transporte, estudiosos e pessoas interessadas no tema "Trânsito e Cidadania - Consciência e Mudança de Atitude". O encontro aconteceu no auditório do SENAC e abordou muitas questões de relevância, sempre com foco na atualidade, na pertinência dos temas para a troca de experiências, visando propor soluções e instigar debates, sempre com um objetivo comum: preservar vidas.
A presidente da Comset, Cláudia Ferreira, abriu as exposições do dia apresentando os objetivos do Fórum e os projetos da Comissão realizados no último ano. A programação mais uma vez abordou a Lei Seca, destacando, desta vez, a experiência da Comissão da Campanha ''Sou pela vida. Dirijo sem bebida'', de Belo Horizonte. As ações do programa, coordenado pela Secretaria de Estado de Defesa Social do Estado de Minas Gerais, são realizadas de forma integrada entre a Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária Federal, principalmente na capital mineira. Semanalmente, representantes das corporações envolvidas nas blitze fazem abordagens em pontos onde há grande concentração de bares e eventos e onde, estatisticamente, acontecem mais acidentes com pessoas alcoolizadas ao volante. Uma equipe da Campanha trouxe ao Fórum, em Juiz de Fora, pelo menos um representante de cada corporação, mostrando os resultados desta experiência e enriquecendo o debate sobre o tema.
Outra equipe do DER, também de Belo Horizonte, liderada pela psicóloga especialista em transporte e trânsito, Lourdes Maire Tavares Campos, apresentou o Plano Regional de Educação e Segurança no Trânsito, que deve instigar a participação de membros da Comset a incrementar ações de integração com cidades da Zona da Mata, visando a melhoria das informações sobre o trânsito na região e, especialmente, em Juiz de Fora, para onde converge diariamente uma grande população flutuante.
A Mobilidade Urbana num cenário de redução dos acidentes de trânsito, tema tratado pelo assessor técnico da Astransp, Ronaldo Toledo, mostrou que as mudanças impostas pela necessidade de urbanizar e racionalizar as soluções para um trânsito mais moderno são inevitáveis. O debate com a plateia ampliou as discussões em torno das soluções de sinalização, estacionamento, tipos de transporte e muitas outras que, mesmo que impopulares, seguem no caminho de evitar o transporte individual e valorizar o coletivo.
Os debates do Fórum foram encerrados com a apresentação do advogado e historiador José Luiz Oliveira de Paula sobre as manifestações de 2013 e seus impactos no dia a dia da população brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário