ASSOCIAÇÃO SOMAR BRASIL

Minha foto
Juiz de Fora, Minas Gerais, Brazil
A Somar Brasil foi criada em 2010, em Juiz de Fora/MG, quando um grupo de pessoas com deficiência percebeu que, para mudar os discursos da sociedade sobre as dificuldades de inclusão, era preciso derrubar barreiras. Depois de identificadas essas barreiras, colocadas pelas pessoas com deficiência, familiares, empresários, médicos, professores e outros profissionais, o grupo decidiu derrubá-las, uma a uma, num trabalho de campo, em que cada um expõe o que pensa, fala dos problemas e temores e, juntos, buscam soluções. Descobrimos que a palavra “preconceito” perde lugar para “desconhecimento” e por isso é preciso mostrar como conviver em diversidade.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Informe: SDS firma parceria inédita para ampliar atendimento à famílias de pessoas com Síndrome de Down

http://globotv.globo.com/tv-integracao-triangulo-mineiro/mgtv-2a-edicao-zona-da-mata/v/projeto-reune-maes-de-filhos-com-sindrome-de-down-em-juiz-de-fora/3766533/



A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através do Departamento de Políticas para a Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (DPCDH), firmou nesta quarta-feira, 12, uma parceria inédita que prestará atendimento às famílias com crianças e adolescentes com Síndrome de Down. 

O projeto de voluntariado "Papo de Mãe" consistirá em um acompanhamento semanal, com o objetivo de partilhar experiências e orientar as famílias visando a elevar a autoestima e socialização dos cidadãos que possuem esta deficiência. Além disso, a iniciativa busca estimular ações específicas nas áreas de saúde e educação voltadas para este público.

O termo de adesão ao projeto foi assinado na manhã desta terça-feira, 12, pelo secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Cheker, que celebrou o pioneirismo dessa iniciativa voluntária. “Recebemos com muita alegria a proposta deste projeto, porque a assistência social é um dever do Estado, mas também da sociedade. As parcerias são uma vertente das políticas públicas e, institucionalmente, são reconhecidas como um dos pilares do desenvolvimento social, tanto por potencializar as ações já realizadas pelo poder público, quanto por possibilitar uma troca de experiências e abrir novos campos de ações”, destacou.

O documento foi oficializado, ainda, pela supervisora de Desenvolvimento e Acessibilidade do DPCDH, Ana Paula Santos Machado, e pelas fonoaudiólogas Cylene Medrado e Patrícia Pogianello, voluntárias na parceria. Juntas, elas foram responsáveis pela formatação do projeto, com definição de objetivos gerais e específicos, metas, e plano de atividades. “É muito importante que a sociedade veja o DPCDH como um espaço de discussão para viabilizar o desenvolvimento das pessoas que têm esta deficiência. Esta parceria reafirma nossa intenção de trabalhar neste sentido”, comemorou Ana Paula. 

Papo de Mãe 
As iniciativas que proporcionaram a viabilização do "Papo de Mãe" partiram, individualmente, das fonoaudiólogas Cylene e Patrícia, ambas com experiência em projetos na área. “Elas não se conheciam, mas procuraram a SDS em um mesmo intervalo de tempo com propostas parecidas de trabalho. Identificamos a possibilidade de formatar um projeto e as encaminhamos para o DPCDH. Com a equipe do departamento, elas desenvolveram as ideias e definiram o ´Papo de Mãe´, conta Cheker.

Uma das responsáveis pela coordenação do projeto, Cylene explica que o grupo iniciará um mapeamento da situação social das famílias com membros que possuem Síndrome de Down no município. “Finalizado este diagnóstico, começaremos, de fato, as ações direcionadas a este público. Por isso o acolhimento que recebemos da SDS é muito importante, pois fortalece a busca dos nossos objetivos”, declarou.

Além de reuniões semanais com as famílias, a serem realizadas na sede do DPCDH (Rua São Sebastião, 750 – Centro), o "Papo de Mãe" prevê oficinas nas áreas de saúde e educação. A oficina “A saúde do nosso filho” será composta por palestras e cursos buscando orientar as mães quanto aos cuidados da pessoa com Síndrome de Down. 

Já a "Aprendendo com nossos filhos" terá como objetivo atuar no desenvolvimento de habilidades e competências da aprendizagem escolar. “Essas serão mais uma forma para promover a inclusão social efetiva dos cidadãos e cidadãs que têm a Síndrome de Down”, completou a fonoaudióloga Patrícia Pogianello.

Fonte: PJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário