ASSOCIAÇÃO SOMAR BRASIL

Minha foto
Juiz de Fora, Minas Gerais, Brazil
A Somar Brasil foi criada em 2010, em Juiz de Fora/MG, quando um grupo de pessoas com deficiência percebeu que, para mudar os discursos da sociedade sobre as dificuldades de inclusão, era preciso derrubar barreiras. Depois de identificadas essas barreiras, colocadas pelas pessoas com deficiência, familiares, empresários, médicos, professores e outros profissionais, o grupo decidiu derrubá-las, uma a uma, num trabalho de campo, em que cada um expõe o que pensa, fala dos problemas e temores e, juntos, buscam soluções. Descobrimos que a palavra “preconceito” perde lugar para “desconhecimento” e por isso é preciso mostrar como conviver em diversidade.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Somar Brasil participa de lançamento de Cartilha dos Direitos Humanos

A Somar Brasil esteve presente no lançamento da Cartilha sobre Direitos Humanos apresentada pela OAB, Subseção Juiz de Fora, através da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC). A cartilha, apresentada em forma de perguntas e respostas, contém os pontos básicos do funcionamento e da atuação da comissão. Estão sendo distribuídos seis mil exemplares, sendo cinco mil em versão convencional e mil em braile.
O ex-ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos e atual presidente da Fundação Perseu Abramo, Nilmário Miranda, foi convidado para o lançamento da cartilha. Ele falou sobre os DHs no século XXI, citando o terceiro Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH3), lançado em dezembro de 2009.
A OAB/JF está sempre desenvolvendo ações de inclusão. Recentemente, foi inaugurado na sede da Subseção, na Avenida dos Andradas, um elevador para a acessibilidade de pessoas com deficiência. Os banheiros são adaptados e os computadores estão recebendo o programa DOSVOX, que permite a utilização pelos deficientes visuais.

A presidente da Somar Brasil, jornalista Thais Altomar, entre ex-ministro Nilmário Miranda, diretoria da OAB/JF, Comissão de Direitos Humanos, representantes de ONGs e convidados