ASSOCIAÇÃO SOMAR BRASIL

Minha foto
Juiz de Fora, Minas Gerais, Brazil
A Somar Brasil foi criada em 2010, em Juiz de Fora/MG, quando um grupo de pessoas com deficiência percebeu que, para mudar os discursos da sociedade sobre as dificuldades de inclusão, era preciso derrubar barreiras. Depois de identificadas essas barreiras, colocadas pelas pessoas com deficiência, familiares, empresários, médicos, professores e outros profissionais, o grupo decidiu derrubá-las, uma a uma, num trabalho de campo, em que cada um expõe o que pensa, fala dos problemas e temores e, juntos, buscam soluções. Descobrimos que a palavra “preconceito” perde lugar para “desconhecimento” e por isso é preciso mostrar como conviver em diversidade.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

21 de Setembro - Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

OPINIÃO > PAINEL

Cartilha

A Ordem dos Advogados do Brasil, 4ª Subseção, lança hoje uma cartilha de Direitos da Pessoa com Deficiência, produzida por sua Comissão de Direitos Humanos e Cidadania. Será às 19h, na sede da entidade, na Avenida dos Andradas, com palestra da presidente da Associação Somar Brasil, Thaís Altomar. Hoje é considerado o Dia Nacional e Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência.

GERAL

Acessibilidade é um dos temas de evento

Com o objetivo de difundir informações sobre acessibilidade e marcar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado hoje, a Funalfa realiza, nesta semana, uma série de palestras e eventos culturais. As atividades são promovidas em parceria com a Assessoria Especial da Pessoa com Deficiência e com o Conselho Municipal de Pessoas Portadoras de Deficiência (CMPD). Até sábado, diversos temas que envolvem o assunto estarão em discussão. De acordo com Maria Valéria de Andrade, presidente do CMPD, “a cidade não oferece segurança e conforto para o deficiente”. Ela afirma que, apesar de ter avançado, Juiz de Fora possui infraestrutura defasada. As placas em braile e o piso tátil, recém instalados nas esquinas de ruas centrais, estariam fora dos padrões técnicos recomendados. “As placas não representam efetivamente uma conquista para os deficientes visuais.”

Em diversos pontos do Centro, a sinalização já sofre com o vandalismo. Em frente à Catedral, na Avenida Rio Branco, por exemplo, uma placa foi arrancada. Além disso, os pisos táteis foram retirados de quase todos os 52 locais com a sinalização. Segundo a Settra, os pontos sem as inscrições em braile receberão novas placas. Em relação aos pisos, o subsecretário de Mobilidade Urbana, Carlos Eduardo Meurer, explica que a retirada foi iniciativa da própria PJF. “Faltou continuidade na linguagem desses instrumentos e, por isso, foram retirados. Vamos fazer um trabalho mais eficiente.”

Ao longo da semana, o sistema mais adequado para conferir acessibilidade a ruas, prédios públicos, espaços coletivos e patrimônio histórico estará em discussão. Meurer afirma que os trabalhos que envolvem a política municipal de acessibilidade, como eliminação de barreiras físicas e adaptação do transporte coletivo, serão apresentados. As ruas em reforma, como Santo Antônio e Olegário, receberão rebaixamento da guia em esquinas e o piso tátil.

Cartilha
Hoje, às 19h, ocorre lançamento da cartilha “Direitos da Pessoa com Deficiência”, que contém uma compilação das leis de Juiz de Fora, de Minas e do Brasil elaboradas para o segmento. A publicação foi elaborada pela OAB. De acordo com a organizadora Silvana Nazareth, a cartilha “é uma forma de fazer com que as leis saiam do papel e sejam respeitadas no dia a dia”. A publicação tem tiragem de cinco mil exemplares, sendo mil escritos em braile, e será distribuída em escolas, faculdades, órgãos públicos e associações. Na ocasião, a presidente da Associação Somar Brasil, Thaís Altomar, fará palestra sobre como lidar com a diversidade. O evento será na Avenida dos Andradas 696.

CADERNO DOIS > CESAR ROMERO

PIONEIRA NO BRASIL

Hoje, Dia Nacional e Municipal da Luta da Pessoa com Deficiência, a OAB-JF lança a cartilha “Direitos da pessoa com deficiência”.
Com ‘plá’ da jornalista e presidente da Associação Somar Brasil, Thais Altomar, sobre “Como lidar com a diversidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário