Apoio para deficientes e a família
Hoje celebra-se o Dia Nacional e Municipal da Luta das Pessoas Deficientes. Em Juiz de Fora, segundo dados do Censo 2000, há cerca de 40 mil pessoas com algum tipo de deficiência, o equivalente a 14% da população. Neste mês de luta, foi criada a Associação de Atenção a Pessoas com Deficiência Somar Brasil. Com sede na Avenida dos Andradas 1.033 A, Morro da Glória, a associação estende o atendimento a pessoas com qualquer deficiência, seja física, mental, sensorial ou múltipla. Segundo a presidente da Somar Brasil, Thais Altomar, a associação é um centro de apoio para a família e os portadores de deficiência. — Uma mãe chega aqui com o filho deficiente que tem medo de fazer uma cirurgia. A gente lê sobre a operação junto com ele, explica o procedimento e orienta — conta Thaís.
FONTE DE INFORMAÇÃO
A Somar Brasil (www.somarbrasil.blogspot.com) passa a ser mais uma fonte de informação para as pessoas com deficiência. Aliás, a falta de notícias sobre o tema é a reclamação de Marli Mercedes Carvalho, de 44 anos, portadora de poliomielite desde os 2. Hoje, ela só anda de cadeiras de rodas ou de muletas. — Eu não me sinto muito informada sobre os meus direitos — declara Marli. Para Maria Valéria de Andrade, presidente do Conselho Municipal de Pessoas Portadoras de Deficiência, há uma invisibilidade para essas pessoas e faltam até dados mais quantitativos e qualitativos acerca delas na cidade. — A falta de políticas públicas demonstra insensibilidade e preconceito — disse a presidente, acrescentando que, este ano, o conselho incluiu no orçamento municipal um diagnóstico social que deverá ser feito em parceria com a Secretaria de Assistência Social.
I N C LU S Ã O
De acordo com a Assessoria Especial de Pessoa com Deficiência (AEPD), são 660 inscritos para serem encaminhados ao mercado de trabalho, sendo que 328 já estão empregados. Porém, ainda segundo a AEPD, atualmente não existe qualquer programa público de capacitação ou incentivo à população com deficiência em Juiz de Fora.
A SEMANA
Para celebrar a data, hoje, às 19h, será lançada a cartilha “Direito da pessoa com deficiência” na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A cartilha, que também estará disponível em braille, é uma compilação de leis federais, estaduais e municipais sobre os direitos dos portadores de deficiência. Os outros eventos que marcam a comemoração começaram ontem, na Semana Municipal da Pessoa com Deficiência e na V Mostra Braille na Biblioteca Municipal Murilo Mendes. O evento termina na sexta-feira e é realizado pela Funalfa em parceria com o Conselho Municipal de Pessoas Portadoras de Deficiência. Durante esta semana, encontros e debates discutem temas como o mercado de trabalho, educação e acessibilidade dos deficientes. As ações têm o objetivo de conscientizar a sociedade e dar visibilidade aos portadores de deficiência. A programação conta com palestras, debates, exibição de filmes e várias atividades que tomam como referência a pessoa com deficiência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário