ASSOCIAÇÃO SOMAR BRASIL

Minha foto
Juiz de Fora, Minas Gerais, Brazil
A Somar Brasil foi criada em 2010, em Juiz de Fora/MG, quando um grupo de pessoas com deficiência percebeu que, para mudar os discursos da sociedade sobre as dificuldades de inclusão, era preciso derrubar barreiras. Depois de identificadas essas barreiras, colocadas pelas pessoas com deficiência, familiares, empresários, médicos, professores e outros profissionais, o grupo decidiu derrubá-las, uma a uma, num trabalho de campo, em que cada um expõe o que pensa, fala dos problemas e temores e, juntos, buscam soluções. Descobrimos que a palavra “preconceito” perde lugar para “desconhecimento” e por isso é preciso mostrar como conviver em diversidade.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

IV Fórum da Comset

25 e 26 de setembro de 2011

            O secretário de Transporte e Trânsito, Márcio Gomes Bastos, abriu o IV Fórum Mineiro da Comset na manhã desta terça-feira, 25, na sede do Sesc (Avenida Barão do Rio Branco 3090, Centro), falando sobre o tripé formado pela engenharia de tráfego, fiscalização e educação no trânsito. O evento reúne, até a próxima quarta-feira, 26, especialistas locais e convidados das áreas de transporte e trânsito, que debaterão temas que ressaltem a importância de um trânsito seguro e de qualidade para todas as pessoas. “Entendemos que um trânsito mais seguro e humano se faz a partir do fortalecimento do tripé formado por engenharia, fiscalização e educação. Hoje eu acredito que podemos acrescentar ainda mais um eixo base: a participação da sociedade. Por isso são tão importantes eventos como este, que convida a comunidade para pensar e discutir”, avalia o secretário.
Em seguida, o presidente do Instituto de Mobilidade Sustentável Rua Viva, diretor regional da ANTP e ex-presidente da BH Trans, João Luiz da Silva Dias, falou sobre o “Plano Nacional de Redução de Acidentes no Trânsito na Década 2011-2020”. Em sua palestra, o especialista apresentou um estudo de caso relativo ao trânsito de Brasília, que entre os anos de 1996 e 1997 apresentou grande queda no número de acidentes e uma mudança de comportamento de motoristas e pedestres. “A mudança de hábito de uma população adulta em um período tão curto foi possível graças a um trabalho intenso e conjunto do Poder Público, da sociedade civil e da mídia de caráter cidadã. Quando a imprensa atua de forma responsável, convocando o público, denunciando e comentando medidas positivas, os resultados são realmente visíveis”, informou.
Ainda pela manhã, o presidente da Astransp falou sobre a Criação da Comissão de Transporte e Mobilidade OAB/MG, e a especialista Márcia Barreto, da Gerência de Educação para o Trânsito do DER/MG, discorreu sobre “Travessia - A importância do Pedestre”. À tarde, será discutida a “Lei Seca”, por meio da palestra do coordenador geral da operação no Rio de Janeiro, major Marco Andrade. Por fim, “Os novos caminhos para o transporte público” será o tema da apresentação do sócio diretor da Transporta, José Ricardo Daibert.
As discussões seguem na quarta-feira, 26, com a palestra do secretário de Transporte e Trânsito, que discorrerá sobre “Perspectivas e Melhorias para a Mobilidade Urbana”. Ainda durante a manhã, o presidente do Conselho Fiscal da Comset, Mário Augusto Jacometti, fechará o evento falando sobre “Comset - Histórico, finalidade e projetos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário