ASSOCIAÇÃO SOMAR BRASIL

Minha foto
Juiz de Fora, Minas Gerais, Brazil
A Somar Brasil foi criada em 2010, em Juiz de Fora/MG, quando um grupo de pessoas com deficiência percebeu que, para mudar os discursos da sociedade sobre as dificuldades de inclusão, era preciso derrubar barreiras. Depois de identificadas essas barreiras, colocadas pelas pessoas com deficiência, familiares, empresários, médicos, professores e outros profissionais, o grupo decidiu derrubá-las, uma a uma, num trabalho de campo, em que cada um expõe o que pensa, fala dos problemas e temores e, juntos, buscam soluções. Descobrimos que a palavra “preconceito” perde lugar para “desconhecimento” e por isso é preciso mostrar como conviver em diversidade.

sábado, 12 de maio de 2012

Censo Somar Brasil


 
A Somar Brasil quer saber onde estão e como vivem as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida de nossa cidade. Para isso, lança o Programa CENSOMAR JF – Inclusão e cidadania.

Convidamos você a conhecer e apoiar esse projeto:
Em 2010 houve um expressivo crescimento no número de pessoas que declarou algum tipo de deficiência ou incapacidade. Em 2000, eram 24.600.256 pessoas, ou 14,5% da população total, Em 2010, já havia 45,6 milhões de pessoas com pelo menos uma das deficiências investigadas (visual, auditiva, motora e intelectual), representando 23,9% da população.

BRASIL – CENSO 2010
População total: 190.755.799 (100,0%)
Pelo menos uma das deficiências investigadas*: 45.623.910 (23,9%) = 1/4

Em Juiz de Fora, cidade com mais de 500 mil habitantes, ¼ da população, ou seja, mais de 125 mil pessoas possui algum tipo de deficiência e/ou mobilidade reduzida. Agora, a Somar Brasil quer fazer um mapeamento sobre quantas são, onde estão e como vivem essas pessoas. A pesquisa, feita através de questionário, será, inicialmente, respondido na Somar Brasil e, em seguida, distribuído em pontos estratégicos da cidade (escolas, universidades, associações, igrejas). O formulário eletrônico também vai estar disponível no site somarbr.org.br  com todos os recursos de acessibilidade.

Seja um parceiro e patrocine essa pesquisa que vai traçar projetos e ações de prevenção, apoio e promoção. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário