ASSOCIAÇÃO SOMAR BRASIL

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Juiz de Fora, Minas Gerais, Brazil
A Somar Brasil foi criada em 2010, em Juiz de Fora/MG, quando um grupo de pessoas com deficiência percebeu que, para mudar os discursos da sociedade sobre as dificuldades de inclusão, era preciso derrubar barreiras. Depois de identificadas essas barreiras, colocadas pelas pessoas com deficiência, familiares, empresários, médicos, professores e outros profissionais, o grupo decidiu derrubá-las, uma a uma, num trabalho de campo, em que cada um expõe o que pensa, fala dos problemas e temores e, juntos, buscam soluções. Descobrimos que a palavra “preconceito” perde lugar para “desconhecimento” e por isso é preciso mostrar como conviver em diversidade.

domingo, 13 de maio de 2012

SOMAR BRASIL PARTICIPA DE VISITA AS OBRAS NO CENTRO DA CIDADE

Maio de 2012
A Somar Brasil participou da visita as obras da Avenida Rio Branco e parte da Rua Santo Antônio, com a presença de técnicos da Prefeitura de Juiz de Fora, dos Conselhos Municipais da  Pessoa com Deficiência  e do Idoso. Como resultado será produzido um relatório para ser entregue ao executivo municipal.
De acordo com o relatório das obras viárias encaminhado pela Prefeitura, as propostas de intervenção/ requalificação viária e urbana estão detalhadas em dois projetos, um contendo as intervenções para as canaletas centrais, e outro contendo as intervenções para os passeios laterais. Como a fase atual de execução não abrange obras nos passeios laterais, estando concentrada nas intervenções das canaletas centrais, é necessário, diga-se imprescindível, para a garantia plena da mobilidade e acessibilidade, que sejam projetadas e executadas intervenções pontuais nos passeios laterais. Nos pontos de travessia de pedestres, onde está prevista a aplicação de elementos de traffic calming, deverão ser estudadas adequações, ponto a ponto, na forma de plataformas e/ou rampas, em conformidade com as disposições na NBR 9050.

                     Travessia Bairro Manoel Honório (em frente à Praça Alfredo Lage, na travessia existente)

                     Ponto de ônibus na altura do número ... (em frente 1ª Igreja Batista) – neste ponto está prevista a marcação de passarela, a partir da plataforma rebaixada. Na plataforma rebaixada estão instalados piso direcional e de alerta, que não terão continuidade na travessia da passarela, o que compromete a circulação segura  do portador de deficiência visual. Para melhor orientação o passeio lateral, no ponto de congruência com a passarela, deverá ser dotado de rampa com piso de alerta e posicionamento adequado de piso direcional;

                     Ponto de ônibus na altura do número ... (em frente ao Posto 7 Anões) – neste ponto está também prevista a marcação de passarela, assim, como no ponto anterior, o passeio lateral deverá ser dotado de rampa com piso de alerta e posicionamento adequado de piso direcional. A execução da rampa de acesso à plataforma excedeu a inclinação máxima de 8,33%, que garante a circulação autônoma do usuário de cadeira de rodas. A sarjeta da canaleta central está em nível com a plataforma rebaixada, o que acarretará invasão de água na mesma. A sarjeta da canaleta lateral, no seu ponto de congruência com a plataforma rebaixada deverá observar a altura máxima de 1,5cm, também para a circulação autônoma do usuário de cadeira de rodas. Estas correções deverão ser observadas em todos os pontos de travessia;

                     Ponto de ônibus na altura do número 1192 (em frente ao Posto Ipiranga) – neste local está prevista a execução de travessia elevada/ lombada, como nos outros pontos o passeio lateral deverá ser dotado de rampa com piso de alerta e posicionamento adequado de piso direcional;

                     Ponto de ônibus na Praça do Riachuelo –  neste ponto está também prevista a marcação de passarela, assim, como no ponto anterior, o passeio lateral deverá ser dotado de rampa com piso de alerta e posicionamento adequado de piso direcional.

                     Travessia na Rua Afonso Pinto da Mota – neste ponto está executada uma travessia elevada/ lombada. A adequação do passeio lateral deverá conjugar a execução de plataforma e rampa, em função da existência de várias caixas de consessionárias de serviços urbanos, que deverão também ser rebaixadas. No exercício de travessia feito por usuário de cadeira de rodas, foi observado que o tempo do sinal é muito curto, mal permitindo a travessia de uma pista lateral e da pista central;

                     Travessia na Av. Rio Branco, na altura do número 2370 (em frente ao Banco Itaú) – neste local está em execução a travessia elevada/ lombada. Como nos outros pontos, o passeio lateral deverá ser dotado de rampa com piso de alerta e posicionamento adequado de piso direcional. Os usuários do local registram que a plataforma rebaixada da canaleta central está inacabada faz mais de dois meses. Os pisos direcionais e de alerta não foram instalados, e os vãos aonde serão instalados os mesmos ocasionam acidentes a pedestres, e impossibilitam a circulação de usuários de cadeiras de rodas e de carrinhos de bebês;

                     Travessia na rua Oscar Vidal – neste ponto está executada uma travessia elevada/ lombada. Como nos outros pontos, o passeio lateral deverá ser dotado de rampa com piso de alerta e posicionamento adequado de piso direcional.

                     Rua Santo Antônio (em frente ao Condomínio Jardim dos Manacás) – como em todos os passeios executados, previstos dentro do projeto de renovação urbana desta via, o piso direcional foi instalado entre a faixa de serviço e a faixa livre. Este posicionamento ocasiona acidentes aos deficientes visuais, nos pontos aonde estão instalados orelhões, postes de sinalização, hidrantes, e demais elementos que possam ser instalados na faixa de serviço, que lhes é própria. Na impossibilidade de relocação do piso direcional para o eixo central da faixa livre, posicionamento correto a ser observado nos passeios a serem ainda executados,  deverão ser instalados pisos de alerta em todos os elementos que estejam posicionados de forma a ocasionar risco aos transeuntes.


                     
 
 
ILUSTRAÇÕES E INFORMAÇÕES REPASSADAS PELA SOMAR BRASIL:
 
                          
MODELO DE PLATAFORMA

É muito importante que, ao chegar à calçada, o cadeirante encontre uma plataforma (ou uma inclinação mínima), pois estará numa área segura (fora do asfalto) para parar e impulsionar a cadeira. E o acesso a calçada deve sempre respeitar a faixa de pedestre.

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