A
Somar Brasil participou da visita as obras da Avenida Rio Branco e parte da Rua
Santo Antônio, com a presença de técnicos da Prefeitura de Juiz de Fora, dos
Conselhos Municipais da Pessoa com
Deficiência e do Idoso. Como resultado será
produzido um relatório para ser entregue ao executivo municipal.
De acordo com o
relatório das obras viárias encaminhado pela Prefeitura, as propostas de intervenção/
requalificação viária e urbana estão detalhadas em dois projetos, um contendo
as intervenções para as canaletas centrais, e outro contendo as intervenções
para os passeios laterais. Como a fase atual de execução não abrange obras nos
passeios laterais, estando concentrada nas intervenções das canaletas centrais,
é necessário, diga-se imprescindível, para a garantia plena da mobilidade e
acessibilidade, que sejam projetadas e executadas intervenções pontuais nos
passeios laterais. Nos pontos de travessia de pedestres, onde está prevista a
aplicação de elementos de traffic calming, deverão ser estudadas adequações,
ponto a ponto, na forma de plataformas e/ou rampas, em conformidade com as
disposições na NBR 9050.
•
Travessia
Bairro Manoel Honório (em frente à Praça Alfredo Lage, na travessia existente)
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Ponto
de ônibus na altura do número ... (em frente 1ª Igreja Batista) – neste ponto
está prevista a marcação de passarela, a partir da plataforma rebaixada. Na
plataforma rebaixada estão instalados piso direcional e de alerta, que não
terão continuidade na travessia da passarela, o que compromete a circulação
segura do portador de deficiência
visual. Para melhor orientação o passeio lateral, no ponto de congruência com a
passarela, deverá ser dotado de rampa com piso de alerta e posicionamento
adequado de piso direcional;
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Ponto
de ônibus na altura do número ... (em frente ao Posto 7 Anões) – neste ponto
está também prevista a marcação de passarela, assim, como no ponto anterior, o
passeio lateral deverá ser dotado de rampa com piso de alerta e posicionamento
adequado de piso direcional. A execução da rampa de acesso à plataforma excedeu
a inclinação máxima de 8,33%, que garante a circulação autônoma do usuário de
cadeira de rodas. A sarjeta da canaleta central está em nível com a plataforma
rebaixada, o que acarretará invasão de água na mesma. A sarjeta da canaleta
lateral, no seu ponto de congruência com a plataforma rebaixada deverá observar
a altura máxima de 1,5cm, também para a circulação autônoma do usuário de
cadeira de rodas. Estas correções deverão ser observadas em todos os pontos de
travessia;
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Ponto
de ônibus na altura do número 1192 (em frente ao Posto Ipiranga) – neste local
está prevista a execução de travessia elevada/ lombada, como nos outros pontos
o passeio lateral deverá ser dotado de rampa com piso de alerta e
posicionamento adequado de piso direcional;
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Ponto
de ônibus na Praça do Riachuelo – neste
ponto está também prevista a marcação de passarela, assim, como no ponto
anterior, o passeio lateral deverá ser dotado de rampa com piso de alerta e
posicionamento adequado de piso direcional.
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Travessia
na Rua Afonso Pinto da Mota – neste ponto está executada uma travessia elevada/
lombada. A adequação do passeio lateral deverá conjugar a execução de
plataforma e rampa, em função da existência de várias caixas de consessionárias
de serviços urbanos, que deverão também ser rebaixadas. No exercício de
travessia feito por usuário de cadeira de rodas, foi observado que o tempo do
sinal é muito curto, mal permitindo a travessia de uma pista lateral e da pista
central;
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Travessia
na Av. Rio Branco, na altura do número 2370 (em frente ao Banco Itaú) – neste
local está em execução a travessia elevada/ lombada. Como nos outros pontos, o
passeio lateral deverá ser dotado de rampa com piso de alerta e posicionamento
adequado de piso direcional. Os usuários do local registram que a plataforma
rebaixada da canaleta central está inacabada faz mais de dois meses. Os pisos
direcionais e de alerta não foram instalados, e os vãos aonde serão instalados
os mesmos ocasionam acidentes a pedestres, e impossibilitam a circulação de
usuários de cadeiras de rodas e de carrinhos de bebês;
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Travessia
na rua Oscar Vidal – neste ponto está executada uma travessia elevada/ lombada.
Como nos outros pontos, o passeio lateral deverá ser dotado de rampa com piso
de alerta e posicionamento adequado de piso direcional.
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Rua
Santo Antônio (em frente ao Condomínio Jardim dos Manacás) – como em todos os
passeios executados, previstos dentro do projeto de renovação urbana desta via,
o piso direcional foi instalado entre a faixa de serviço e a faixa livre. Este
posicionamento ocasiona acidentes aos deficientes visuais, nos pontos aonde
estão instalados orelhões, postes de sinalização, hidrantes, e demais elementos
que possam ser instalados na faixa de serviço, que lhes é própria. Na
impossibilidade de relocação do piso direcional para o eixo central da faixa
livre, posicionamento correto a ser observado nos passeios a serem ainda
executados, deverão ser instalados pisos
de alerta em todos os elementos que estejam posicionados de forma a ocasionar
risco aos transeuntes.
ILUSTRAÇÕES E INFORMAÇÕES REPASSADAS
PELA SOMAR BRASIL:
MODELO DE PLATAFORMA
É muito importante que, ao chegar à
calçada, o cadeirante encontre uma plataforma (ou uma inclinação mínima), pois
estará numa área segura (fora do asfalto) para parar e impulsionar a cadeira. E
o acesso a calçada deve sempre respeitar a faixa de pedestre.
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