ASSOCIAÇÃO SOMAR BRASIL

Minha foto
Juiz de Fora, Minas Gerais, Brazil
A Somar Brasil foi criada em 2010, em Juiz de Fora/MG, quando um grupo de pessoas com deficiência percebeu que, para mudar os discursos da sociedade sobre as dificuldades de inclusão, era preciso derrubar barreiras. Depois de identificadas essas barreiras, colocadas pelas pessoas com deficiência, familiares, empresários, médicos, professores e outros profissionais, o grupo decidiu derrubá-las, uma a uma, num trabalho de campo, em que cada um expõe o que pensa, fala dos problemas e temores e, juntos, buscam soluções. Descobrimos que a palavra “preconceito” perde lugar para “desconhecimento” e por isso é preciso mostrar como conviver em diversidade.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Lançamento de cartilha e palestra na sede da OAB marcam Dia Nacional e Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência em JF

Estão abertas as inscrições para o lançamento da cartilha “Direitos da Pessoa com Deficiência”, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Juiz de Fora. O evento de lançamento será no dia 21. Segundo a criadora da publicação, conselheira Silvana Nazaré, trata-se de uma compilação das leis das esferas federal, estadual e municipal a respeito dos direitos das pessoas com deficiência. O evento marca o Dia Nacional e Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência e contará com a palestra “Como lidar com a diversidade”, que será apresentada pela jornalista e presidente da Associação Somar Brasil, Thaís Altomar. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas pelo telefone 3690-5900. Localizado na Avenida dos Andradas 696, o espaço comporta cerca de 300 pessoas. Também serão conferidos certificados de quatro horas/aula pela Escola Superior de Advocacia. — A cartilha traz algumas dicas de como lidar com as pessoas com deficiência, sobre o vocabulário correto a ser empregado, além de endereços úteis da defesa de direitos. Ela servirá tanto para os advogados como para as pessoas com deficiência e instituições, usando uma linguagem bem acessível — conta Silvana Nazaré, que também é membro da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da OAB.
VERSÃO EM BRAILLE
A cartilha também será disponibilizada em braille, a fim de favorecer as pessoas com deficiência visual, assim como aquelas com visão subnormal, tendo em vista que também foram usadas tinta e letras grandes. No evento, haverá espaços reservados a elas, além de intérprete de libras e guia-intérprete. — Esperamos divulgar quais são os direitos da pessoa com deficiência para, de fato, garantirmos esses direitos. Encontramos muitos relatos equivocados, como a questão da meia entrada no cinema; da reserva de vagas em concursos, que muitas vezes dá margem a processos judiciais; e da prioridade na fila do pronto-socorro. Neste caso, por exemplo, não existe prioridade para a pessoa com deficiência e sim para a emergência dos casos de saúde — destaca a conselheira.


Reportagem para JF Hoje

2 comentários:

  1. Acredito na informação como alavanca para um mundo melhor.Estou feliz por fazer parte da Somar Brasil.bjoss

    ResponderExcluir
  2. já fiquei sabendo que o evento foi um sucesso, quero tudo aqui no blog!!!! Fotos, Vídeos, entrevistas...

    ResponderExcluir