ASSOCIAÇÃO SOMAR BRASIL

Minha foto
Juiz de Fora, Minas Gerais, Brazil
A Somar Brasil foi criada em 2010, em Juiz de Fora/MG, quando um grupo de pessoas com deficiência percebeu que, para mudar os discursos da sociedade sobre as dificuldades de inclusão, era preciso derrubar barreiras. Depois de identificadas essas barreiras, colocadas pelas pessoas com deficiência, familiares, empresários, médicos, professores e outros profissionais, o grupo decidiu derrubá-las, uma a uma, num trabalho de campo, em que cada um expõe o que pensa, fala dos problemas e temores e, juntos, buscam soluções. Descobrimos que a palavra “preconceito” perde lugar para “desconhecimento” e por isso é preciso mostrar como conviver em diversidade.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Acessibilidade e Design Universal

Novembro de 2012

SOMAR BRASIL é parceira em projeto da Prefeitura

A Prefeitura de Juiz de Fora, através das secretarias de Transporte e Trânsito (Settra) e de Assistência Social, com a colaboração da Somar Brasil e outras ONGs da cidade realizou os cursos de capacitação “Técnicos e Agentes Sociais em Acessibilidade”, “Sem Barreiras - Qualidade no Atendimento às Pessoas com deficiência” e “Acessibilidade pelo Design Universal”. O objetivo da iniciativa, que incluiu, ainda, um seminário sobre o tema, é envolver cada vez mais a comunidade na divulgação, no compromisso e no comprometimento com a defesa dos direitos das pessoas com deficiência, principalmente no que se refere à promoção da acessibilidade. 
O evento, que aconteceu no Victory Business Hotel, é resultado de um convênio firmado entre a PJF, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Entre os palestrantes: Amanda Oliveira Gonçalves e Odirlei Roque de Faria - Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida - SMPED - Prefeitura de São Paulo; Dr. Marcelo Pinto Guimarães - Ph.D. em Design Universal nos EUA (NCSU) - Coordenador do Laboratório Adaptse - Professor de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais; Cleide Ramos Reis - Centro de Vida Independente – Bahia – Ministério Público da Bahia, mestranda em Direitos Humanos e Cidadania pela UnB; Silvana Cambiaghi - Arquiteta, mestre em Desenho Universal pela FAU-USP, Secretaria Municipal da Coordenação das Subprefeituras – SMSP - Membro da CPA – Comissão Permanente de Acessibilidade – SP; Romeu Kazumi Sassaki,, Diretor do Conselho Nacional dos Centros de Vida Independente.; Regina Cohen - Arquiteta, Pesquisadora Associada no Departamento de Tecnologia da Construção, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Coordenadora do Núcleo Proacesso.












Na oportunidade, pré-lançamento do livro: ‘Municípios construindo acessibilidade: o que todo prefeito deve saber”, do Dr. Marcelo Pinto Guimarães - Ph.D. em Design Universal nos EUA (NCSU) - Coordenador do Laboratório Adaptse - Professor de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais.






Nenhum comentário:

Postar um comentário